Início » 10 DE DEZEMBRO: Dia Internacional dos Direitos Humanos

10 DE DEZEMBRO: Dia Internacional dos Direitos Humanos

postado Assessoria

Em 10 de dezembro, o mundo todo celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos. É uma data em que se propõe uma reflexão sobre os compromissos civis, políticos, sociais e ambientais previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 10 de dezembro de 1948, pela Assembleia Geral das Nações Unidades, em resposta às atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.

Foi a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos que diversos países se comprometeram a realizar um esforço comum para eliminar toda e qualquer forma de desrespeito a direitos considerados essenciais e comuns a todas as pessoas, estabelecendo uma escala de valores a ser respeitada.

Daquele documento constam 30 artigos, que compõem a base de todas as leis contemporâneas e garantem direitos como vida, liberdade, integridade física, livre expressão do pensamento e de associação, trabalho, proteção contra o desemprego, repouso e lazer, constituição de uma família, e proteção da infância e da maternidade, cujo exercício independe de raça, cor, gênero, religião ou visão política.

Feliz Dia Internacional dos Direitos Humanos! Que todos os trabalhadores sigam lutando por seus direitos e pelos direitos universais de todos os seres humanos!

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas