Início » 15 de Junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

15 de Junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

postado Assessoria Igor

Nesta quarta-feira, 15 de junho, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi declarada pela ONU, em 2006.

A ocasião chama atenção para a prevenção da violência física, psicológica, sexual, financeira e afetiva sofrida por pessoas com mais de 60 anos de idade.

Esta faixa etária tem direitos específicos garantidos pelo Estatuto do Idoso, de 2003, que assegura a integridade, saúde e condições dignas de vida.

De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, esta data deve debater e fortalecer as mais diversas formas de prevenção contra as violências.

Desde 2020, a pandemia de Covid-19, atinge com força os mais velhos, porque colocou a saúde deles em risco e levou milhares a óbito. Por isso, a vacinação foi iniciada por este grupo.

Além do vírus, a pandemia obrigou as pessoas a ficarem em isolamento social, aumentando o número de violência física e abandono dos idosos. Isto porque o agressor, na maioria das vezes, mora na mesma residência.

Segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060 a população brasileira deve ser composta por 25,5% de pessoas com mais de 60 anos.

Atenção! Em caso de violência contra os idosos, a denúncia pode ser feita pelo Disque 100, de forma anônima e gratuita.

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas