Início » 19 de Abril: Dia de Luta e Resistência dos Povos Indígenas

19 de Abril: Dia de Luta e Resistência dos Povos Indígenas

postado Assessoria Igor

19 de abril, Dia de Luta e Resistência dos Povos Indígenas, antes chamado de Dia do Índio (termo que caiu em desuso), foi instituído por decreto do Presidente Getúlio Vargas, em 1943.

Antes disso, em 1940, na Cidade do México, autoridades latinas organizaram o 1º Congresso Indigenista. Mas algumas lideranças indígenas viam com preocupação o evento e decidiram não comparecer aos primeiros dias de congresso, depois, acabaram participando no dia 19 de abril.

O dia é importante  para que seja colocado em debate a história dos 305 povos originários, que resistem no Brasil. Além de promover reflexões sobre os períodos de dominação a que os indígenas foram submetidos e relembrar direitos e garantias assegurados pela Constituição de 1988.

Segundo o último Censo brasileiro, de 2010, são mais de 896 mil indígenas vivendo no país, destes 324.834 moram em áreas urbanas e 572.083 em áreas rurais. Apesar de ter sido reduzida drasticamente desde 1500, estas populações são muito importantes para a cultura e memória brasileira.

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas