Início » 200 anos da Independência do Brasil

200 anos da Independência do Brasil

postado Assessoria

Hoje festejamos a Independência do Brasil, um marco fundamental para a história da nossa nação. O 7 de setembro celebra o momento em que deixamos de ser uma colônia portuguesa e passamos a trilhar nosso caminho como um país independente.

Trata-se de uma data cheia de questões culturais e políticas, lembrada por muitos pela imagem de Dom Pedro I às margens do Rio Ipiranga.

Neste ano, completamos o bicentenário do fatídico momento em que, de acordo com os escritos, Dom Pedro I declarou: “De hoje em diante estão quebradas as nossas relações, nada mais quero do governo português e viva a liberdade do Brasil”.

No entanto, vale lembrar que a independência foi um processo lento, tendo início com a própria vinda da família portuguesa para as terras brasileiras. Além disso, nessa mudança, outras figuras tiveram papel fundamental, como é o caso da arqueduquesa Maria Leopoldina, quem de fato assinou o documento de independência na ausência de Dom Pedro I.

Ao longo dos 200 anos que se passaram, a nação encarou muitas conquistas e dificuldades. O Brasil como terra independente teve que buscar um meio de unir seus povos de diferentes origens e suas terras de proporções continentais.

Que o Brasil possa continuar prosperando!

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas