Início » 22 de Maio – Dia do Economiário

22 de Maio – Dia do Economiário

postado Luany Araújo

Nesta quarta-feira, 22 de maio, é o Dia do Economiário, uma data especial que honra o trabalho dos profissionais da Caixa Econômica Federal conhecidos como economiários. Esta data ressalta a importância vital desempenhada pelos colaboradores do banco, que prestam serviços essenciais a milhões de brasileiros. Em particular, destacam-se pelo apoio crucial oferecido à população mais vulnerável, que participa de programas sociais fundamentais para o país.

Após a greve histórica de 1985, os funcionários da Caixa Econômica Federal foram oficialmente reconhecidos como bancários, em substituição ao termo anteriormente utilizado, “economiários”. Esta mudança resultou na aceitação de ambas as designações.

Em 22 de maio de 1957, foi criado o Serviço de Assistência e Seguro Social dos Economiários (Sasse), atendendo à demanda dos funcionários da Caixa Econômica Federal por um instituto de previdência. A lei, assinada por Juscelino Kubitschek, após uma década de tramitação no Congresso, contou com o apoio crucial de Ulysses Guimarães.

Em 1977, o Sasse foi extinto e seus segurados foram transferidos para o INPS, agora conhecido como INSS. A Funcef foi então criada para assumir a gestão dos fundos de pensão dos funcionários da Caixa.

A CONTEC parabeniza todos os Economiários, cuja contribuição é de extrema importância para a sociedade brasileira por meio de seus valiosos serviços.

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas

Bem vindo!

Instale o app da Contec Brasil no seu Iphone {{ICON_INSTALL}} e depois {{bold}} adicione à tela inicial {{/bold}}
×