Início » 25 de Julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

25 de Julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

postado Assessoria Igor

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi criado pela Organização das Nações Unida (ONU), durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992.  

O objetivo é lembrar a luta e a resistência dessas mulheres contra racismo, o machismo, a violência, a discriminação e o preconceito dos quais elas ainda são vítimas.

A cerimônia que lembrou a data foi no Ministério da Cultura em Brasília. E contou com a participação de representantes de diversos setores da sociedade civil e da política.

A deputada indígena Célia Xakriabá lembrou que o número de mulheres negras no Congresso Nacional ainda é pequeno.

A presidente do Instituto Feira Preta, Adriana Barbosa, lembrou da importância das mulheres negras ocuparem cargos públicos, corporações e outros espaços. Mas destacou que é preciso mudar a forma de ocupação.

Já ministra da Cultura Margareth Menezes lembrou que as mulheres negras avançaram sobre os espaços públicos mesmo com grandes dificuldades, que ainda persistem.

No Brasil, a data também é uma homenagem à Tereza de Benguela, conhecida como “Rainha Tereza”, que viveu no século XVIII, no Vale do Guaporé NO Mato Grosso, e liderou o Quilombo de Quariterê.

Fonte: Agência Brasil

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas

Bem vindo!

Instale o app da Contec Brasil no seu Iphone {{ICON_INSTALL}} e depois {{bold}} adicione à tela inicial {{/bold}}
×