Início » 27 de Julho – Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho

27 de Julho – Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho

postado Assessoria Igor
Entre 2007 e 2017, foram registrados 1.324.752 casos, sendo mais de 700 mil acidentes de trabalho graves. “Esses dados do Ministério da Saúde mostram que medidas de segurança coletivas e individuais são as melhores formas de prevenção. Além disso, é importante a conscientização dos profissionais e dos empregadores para que essas medidas sejam aplicadas”, explica Danielle médica e facilitadora do Centro de Simulação (CSim) da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)
A data desta quinta-feira (27), Dia Nacional da Segurança do Trabalho, tem como objetivo alertar os empregados, empregadores, governo e sociedade civil sobre a importância de práticas que possam reduzir o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A médica também pontua que o intuito é promover um ambiente seguro e práticas saudáveis em todos os setores produtivos de uma empresa.
O que se configura um acidente de trabalho?
Segundo o advogado especialista em direito do trabalho, João Galamba, o acidente de trabalho ocorre pelo exercício do ofício ou a serviço da empresa e que provoca danos. Seja alguma lesão corporal, perturbação funcional, mental ou ainda perda ou redução laborativa temporária ou permanente do trabalhador. E em casos mais graves, a morte.
“Além do acidente típico do trabalho, também se enquadra na mesma categoria doença profissional produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho que seja peculiar de determinada atividade. E a doença do trabalho que seja produzida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado, como por exemplo a Síndrome de Burnout, que é uma consequência das atividades que o profissional exerce ou em razão das pressões que o trabalhador sofre”, explica o sócio do escritório Galamba & Félix.
“Os acidentes de trabalho também são causados tanto por fatores naturais como por falta de medidas de proteção. Isso quer dizer que eles podem ser prevenidos se for feito o uso correto de equipamentos de segurança, realização de exames médicos periódicos e implantação de um plano de prevenção de riscos (ambiental ou social)”, completa a médica facilitadora do CSim.
Cuidados em caso de acidente
Danielle explica que, caso aconteça um acidente de trabalho, o paciente deve ser encaminhado a uma unidade de saúde. No entanto, esse translado tem que ser feito de maneira correta para evitar danos maiores. “Ou seja, o paciente tem que ser imobilizado, levado em prancha rígida com colar cervical para não agravar a situação”, afirma.
Para que o paciente seja cuidado de forma segura até chegar ao hospital, Danielle explica que precisa ter um conhecimento básico de primeiros socorros. “É importante que a equipe da empresa tenha um treinamento adequado para que, em caso de acidentes, faça a remoção do indivíduo de forma mais segura. É por isso que os treinamentos em simulação são tão importantes, tanto para auxiliar na segurança do ambiente quanto na prevenção de acidentes. O Centro de Simulação da FPS oferece cursos de primeiros socorros, que auxilia em situações como esta”, relata a médica.
Além disso, a médica explica que, quando ocorre um acidente de trabalho é necessário, emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para registrar o ocorrido, a equipe de Segurança do Trabalho averigue e evite o acontecimento de novos casos.
Fonte: Diário de Pernambuco
www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas

Bem vindo!

Instale o app da Contec Brasil no seu Iphone {{ICON_INSTALL}} e depois {{bold}} adicione à tela inicial {{/bold}}
×