Início » Amazon cortará 9.000 empregos em segunda rodada de demissões

Amazon cortará 9.000 empregos em segunda rodada de demissões

postado Assessoria Igor

Amazon.com disse nesta segunda-feira (20) que cortará 9.000 empregos em suas unidades de serviços de nuvem, publicidade e Twitch, sendo a mais recente big tech a anunciar uma segunda rodada de demissões diante de uma possível recessão.

O presidente-executivo, Andy Jassy, disse que a empresa adicionou uma quantidade substancial de funcionários nos últimos anos, mas a economia incerta a forçou a optar por cortes de custos e pessoal.

Na semana passada, a Meta Platforms, dona do Facebook, disse que cortará 10 mil empregos este ano, após uma primeira leva de demissões no outono (no hemisfério norte), que eliminou mais de 11 mil postos.

As grandes empresas de tecnologia, conhecidas como big techs’, têm sido responsáveis por uma onda de demissões nos últimos meses. Além da própria Amazon e da Meta, são recentes os casos de Alphabet (dona do Google), Microsoft, Twitter, Salesforce, Lyft e Coinbase.

De acordo com reportagem da BBC, que cita o site de rastreamento Layoffs.fyi, na área de tecnologia, as empresas demitiram mais de 150 mil funcionários em 2022. Até a metade de fevereiro deste ano, elas já tinham cortado 76 mil cargos.

Na opinião de alguns especialistas ouvidos pelo jornal The New York Times, o movimento é uma correção da “loucura de contratações da pandemia“, e não o estouro de uma bolha.

Os maiores aumentos de empregos em tecnologia ocorreram após o início da pandemia, quando as empresas correram para atender à demanda crescente. Em 2022, o setor criou quase 260 mil empregos, segundo a CompTIA, o maior número criado em um único ano desde 2000.

O aumento de empregos na área de tecnologia continuou no ano passado, mesmo com o início de grandes demissões, embora não esteja claro se essa tendência se estendeu até este ano. Novas oportunidades de emprego contribuíram para que quase 80% dos trabalhadores em tecnologia demitidos afirmassem ter encontrado um novo emprego em três meses, de acordo com uma pesquisa da ZipRecruiter.

Fonte: Folha de S. Paulo

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas

Bem vindo!

Instale o app da Contec Brasil no seu Iphone {{ICON_INSTALL}} e depois {{bold}} adicione à tela inicial {{/bold}}
×