Início » Audiência pública da Câmara dos Deputados repercute demissões no Basa

Audiência pública da Câmara dos Deputados repercute demissões no Basa

postado Assessoria

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia da Câmara dos Deputados debateu em audiência pública nesta quarta-feira (25) a questão das demissões no Banco da Amazônia (Basa). O debate foi solicitado pela deputada Vivi Reis (Psol-PA) e contou com a participação ativa do presidente da SEEB AM, Nindberg Barbosa, que é diretor da CONTEC.

“Estamos aqui para defender 145 famílias, 145 colegas que estão nervosos porque não têm mais perspectiva. O maior patrimônio de uma empresa é seu quadro de pessoal”, discursou Nindberg, durante a audiência.

Nindberg destacou ainda o objetivo do movimento sindical com o debate no tema naquela comissão. “Acreditamos que os parlamentares junto com os trabalhadores podem fazer com que a sensibilidade chegue até a direção do Basa e que eles repensem essas demissões”, acrescentou.

A deputada Vivi Reis destacou a importância do banco para a região norte e nordeste. “O Basa tem na sua essência ser o principal agente de fomento ao desenvolvimento econômico e social da Amazônia”.

Segundo ela, apesar de o banco ter alcançado resultados financeiros positivos nas últimas três décadas, a administração da instituição decidiu por desligar os funcionários do chamado quadro de apoio, sem nenhum tipo de mediação direta ou via entidade representativa. “Há informações de que esse processo de demissão atingirá também outras categorias do Basa”, afirmou Vivi Reis.

A administração do Basa sustenta, entre outros motivos, que a decisão se baseia em portaria do Ministério da Economia e que não há como rever o posicionamento.

Também participaram da audiência a Dra. Andréa Gonçalves, Diretora do Sindicato dos Bancários do Amazonas; o Sr.Inálio Cruz, representante dos empregados no Conselho do Banco do Amazônia; e Sr.Gilson Lima, Presidente da Associação dos Empregados do BASA( AEBA).

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas