Início » Busca por crédito no Brasil cresce 8% em julho

Busca por crédito no Brasil cresce 8% em julho

postado Assessoria Igor

É o que mostra o Índice Neurotech de Demanda por Crédito. O indicador mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos nos segmentos de varejo, bancos e serviços

A busca por financiamento no país subiu 6% em julho na comparação com junho deste ano e cresceu 8% em relação ao sétimo mês de 2021. É o que mostra o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC). O indicador mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos nos segmentos de varejo, bancos e serviços.

A alta do INDC em julho ante o mesmo mês do ano passado foi puxada pelo setor financeiro, que registrou expansão de 16% no período. Já a demanda por crédito no varejo e em serviços apresentou queda de 17% e de 1%, respectivamente.

No confronto com junho, houve declínio na busca por crédito apenas no varejo, de 16%. Em contrapartida, a procura por financiamento em bancos e serviços subiram, pela ordem, 11% e 14%.

Na avaliação do diretor da Neurotech, Breno Costa, os números indicam que o mercado tenta equilíbrio, dado o cenário de inadimplência, endividamento dos brasileiros e custo do dinheiro. “Estamos com movimento errático enquanto esse equilíbrio não for alcançado”, diz.

Segmento

De acordo com o levantamento, todas as categorias registraram queda na busca por crédito em julho ante junho. Na parte de eletrodomésticos, houve declínio de 4%; de 29% em supermercados, de 14% em Vestuário, de 9% em Móveis e 18% em Lojas de Departamentos. O único a registrar alta, de 71%, foi o item Outros.

Na comparação com julho de 2021, somente o setor de supermercados teve alta, de 20%. Todos os demais tiveram desempenho negativo na procura por crédito: eletrodomésticos (-39%), vestuário (-11%), móveis (-10%), lojas de departamentos (-15%) e outros (-6%).

Fonte: Correio Braziliense

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas