Início » Caixa cria comitê para reforçar governança de financiamentos

Caixa cria comitê para reforçar governança de financiamentos

Nova presidente do banco defende democratização do crédito por meio de programas para pequenas empresas e empreendedores

postado Assessoria Igor

Caixa irá reforçar a estrutura de governança para concessão de crédito, apurou o Estadão/Broadcast. Em uma reunião no fim de novembro, o Conselho de Administração do banco criou o Comitê Independente de Riscos e Capital, que será responsável por avaliar os níveis de risco e liquidez e também garantir a preferência de crédito a pequenas empresas.

A proposta foi apresentada pela presidente da Caixa, Daniella Marques, que, desde que assumiu o banco, em julho, tem defendido a democratização do crédito por meio de programas para pequenas empresas e empreendedores. Hoje, já há um comitê de avaliação de riscos, mas as suas orientações não eram consideradas diretamente nas decisões de financiamento. A informação foi revelada pelo jornal Valor Econômico e confirmada pelo Estadão/Broadcast.

Conforme mostrou o Estadão/Broadcast, a Caixa está puxando o freio na concessão de crédito após estourar o orçamento previsto para este ano. Em um contexto de saques da poupança, a captação do banco não acompanhou os recordes de concessões, tanto em programas de créditos novos criados no período eleitoral quanto em modalidades mais tradicionais, como a habitação. Dessa forma, houve queda nos índices de liquidez e preocupação com o capital.

Fonte: Estadão

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas