Início » Dia Internacional da Igualdade Feminina

Dia Internacional da Igualdade Feminina

postado Assessoria

Nesta sexta-feira (26), comemoramos o Dia Internacional da Iguadade Feminina. A data em questão relembra o momento em que o voto foi permitido às mulheres norte-americanas, através da aprovação da 19º emenda, ocorrida no ano de 1920.
O dia virou símbolo de batalha e orgulho pelas conquistas alcançadas pelas mulheres. Nesses mais de cem anos que se passaram desde este marco, elas já ocuparam variados espaços antes impensáveis para o gênero e conquistaram diversos direitos essências que lhes eram negados.

No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que apenas 54,5% das mulheres com 15 anos ou mais integravam a força de trabalho no país em 2019. Entre os homens, esse percentual era de 73,7%. Essa pesquisa sinalizada a dificuldade das mulheres em adentrar o mercado de trabalho. Já as que transpuseram essa barreira e conquistaram espaço no ambiente profissional, acabaram dando de cara com outras dificuldades. Números de 2021, levantados pela empresa de gestão de recursos humanos Mindsight, apontam que as mulheres sofrem três vezes mais assédio sexual no trabalho do que os homens e essa é apenas uma parte dos desafios encarados por elas.

A desigualdade de gênero ainda é gritante e o caminho para igualdade de oportunidades e direitos é árduo. Nós da Contec estamos sempre trabalhando em ações que possam diminuir esse abismo social, como é o caso da criação de um canal de denúncias de assédio e similares.

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas