Início » Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

postado Assessoria Sarah

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), originais do relatório “Suicide Wordwide 2019”, uma em cada 100 mortes ocorre por suicídio. Somente em 2019 mais de 700 mil pessoas morreram por essa causa. Embora pouco se fale sobre, o suicídio é uma das maiores causas de morte no mundo. Além desses dados alarmantes, a taxa de suicídio tem subido ao logo dos anos nas Américas. No Brasil, houve um aumento de 43% nas taxas de suicídio entre 2010 e 2019, segundo dados do Ministério da Saúde.

Com números tão elevados, cada dia se faz mais necessária a propagação de informação de qualidade a respeito do suicídio e suas causas. Em 2003 a OMS instituiu o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio em um esforço de fomentar ações capazes de evitar atentados contra a própria vida. Desde então, o dia 10 de setembro tem gradualmente tirado o tabu do tema e levado o mundo ao diálogo a respeito dessa questão tão comum e relevante.

No universo dos bancários do Brasil, o assédio moral, a ansiedade e a depressão são os monstros a serem combatidos quando se trata de saúde mental. Essas condições podem ser grande gatilhos de ações suicidas. Portanto, nesse dia que lança luz sobre a nossa mente, que possamos nos informar a respeito do assunto para assim conseguirmos auxiliar amigos, familiares e colegas que se encontrem em risco de suicídio.

Se você está precisando de suporte, lembre-se que o Disque 188, do Centro de Valorização da Vida, é um canal aberto de apoio emocional e prevenção ao suicídio. Estamos juntos pela vida!

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas