Início » DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER

DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER

postado Assessoria

Em 1980, no dia 10 outubro, mulheres de todo o país se organizaram em um protesto contra o aumento da violência à mulher. Assim nasceu essa data que visa a segurança e a conscientização da sociedade.

Mais de 40 anos depois, o Brasil ainda sofre de índices altíssimos de violência de gênero. Uma menina ou mulher é estuprada a cada 10 minutos, de acordo com dados do Fórum de Segurança Pública, 2022. Além disso, números da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos apontam que neste ano houve mais de 30 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra mulheres até o mês de julho.

Diminuir o índice de violência contra as mulheres é uma tarefa que exige debates constantes, para que o assunto seja levado com a devida seriedade. Também é necessário que estejamos sempre atentos às mulheres que nos cercam, para podermos denunciar casos de violência em como o 180, por exemplo. Dar suporte para que essas mulheres possam sair do ciclo de violência também é parte fundamental do processo de mudança, daí a importância das redes de apoio.

É sempre bom lembrarmos que a violência não é só física ou sexual, muitas vezes, ela é mais silenciosa. Uma mulher pode estar sofrendo de violência psicológica, através de abusos verbais, por exemplo, ou mesmo sendo coagida através da violência patrimonial, aquela em que bens, recursos econômicos ou documentos são retidos, subtraídos ou destruídos.

Fique atento aos sinais e denuncie!

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas