Início » Dívida bruta do governo geral fica em 76,8% do PIB em outubro

Dívida bruta do governo geral fica em 76,8% do PIB em outubro

Pico da dívida pública foi alcançado em fevereiro de 2021, quando chegou a 89% com o impacto da pandemia de covid-19

postado Assessoria Igor

dívida pública brasileira continuou em trajetória de queda em outubro. Dados divulgados nesta quarta-feira, 30, pelo Banco Central (BC) mostram que a Dívida Bruta do Governo Geral fechou o mês aos R$ 7,297 trilhões, o que representa 76,8% do Produto Interno Bruto (PIB), abaixo dos 77,1% de setembro.

O pico foi alcançado em fevereiro de 2021 (89%) após o impacto nas contas públicas da pandemia de covid-19. No melhor momento da série, em dezembro de 2013, a dívida bruta chegou a 51,5% do PIB.

A Dívida Bruta do Governo Geral – que abrange o governo federal, os governos estaduais e municipais, excluindo o Banco Central e as empresas estatais – é uma das referências para avaliação, por parte das agências globais de classificação de risco, da capacidade de solvência do País. Na prática, quanto maior a dívida, maior o risco de calote por parte do Brasil.

O BC informou ainda que a Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) se manteve em 58,3% do PIB entre setembro e outubro. A DLSP atingiu R$ 5,542 trilhões. A dívida líquida apresenta valores menores que os da dívida bruta porque leva em consideração as reservas internacionais do Brasil.

Fonte: Estadão

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas