Início » FEDERAÇÃO DOS BANCÁRIOS DE SP/MS SE REÚNE COM REPRESENTANTES DO BANCO ITAÚ

FEDERAÇÃO DOS BANCÁRIOS DE SP/MS SE REÚNE COM REPRESENTANTES DO BANCO ITAÚ

postado Assessoria Igor

Nesta quinta-feira (12), dirigentes sindicais da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) estiveram reunidos com representantes do banco Itaú para tratar de pautas de interesse do trabalhador, entre elas, o Programa de Remuneração Variável, Certificações, Sindicalização e outras. O encontro aconteceu de forma presencial e contou com ampla participação de representantes das bases sindicais da Feeb SP/MS. O sindicato de Franca foi representado pelo presidente Edson Santos e pelos diretores Aguinaldo Bernabé, Luiz Cláudio e Nilson Santos. A representação do banco incluiu a presença de profissionais da área de Relações do Trabalho, entre eles o diretor Daniel Pastore, Carlos Sobrinho, Gustavo Barbosa e Romualdo Garbos.

Entre os principais questionamentos apontados pelos dirigentes durante o encontro estão a falta de compreensão da aplicação do Programa de Remuneração Variável (Gera) e a dificuldade na manutenção do cumprimento de metas. Exemplos concretos regionais também foram apresentados pelos representantes dos trabalhadores.

Remuneração Variável
Após a explanação do banco e a apresentação das questões trazidas pelos representantes dos trabalhadores, foi estabelecida a criação de um grupo de trabalho específico para discutir e aprofundar o Programa de Remuneração Variável, Gera. “A criação do GT é uma conquista que faz parte dos avanços do acordo coletivo de trabalho. A intenção é discutir e aprofundar o tema devido à importância da discussão e do aprimoramento do programa, que ainda traz diversas dúvidas específicas e questionamentos ao bancário”, diz Reginaldo Breda, Secretário Geral da Federação.

Além da criação do GT, representantes do banco também destacaram que a comunicação com os gestores deverá ser ampliada, a fim de diminuir o conflito entre questões do programa de meta e de incentivo.

CPA 10 e CPA 20
Os programas de certificação da Ambina – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, das séries CPA-10 e CPA-20 foram tratados no encontro. O banco reforçou a importância do convencimento e pediu reforço na orientação para a certificação.

Pessoas que não fizeram suas inscrições no programa receberam advertência e o prazo de mais 60 dias para a realização. O mesmo prazo foi liberado para aqueles que fizeram, mas foram reprovados. De acordo com os representantes do banco Itaú, na base da Feeb SP/MS, 160 funcionários ainda não realizaram a certificação. Todo o material, bem como inscrição e prova são gratuitos e oferecidos pelo banco ao trabalhador. Agentes de negócios que atuam na área do varejo devem realizar a série CPA-10. Já profissionais que atuam no Personnalité (gerências e cargos acima), devem realizar o CPA-20.

Outros temas
Também fez parte do debate assuntos como a Comissão de Conciliação Prévi (CCP) a e inclusão. Dirigentes sindicais cobraram do banco que a homologação volte a ser realizada pelos sindicatos. A política de contratação para pessoas pretas e pessoas com deficiência, também foi questionada pelos dirigentes. De acordo com o banco, igualdade de gênero já faz parte dos objetivos do banco e prosseguem. Com relação à CCP, os representantes explicaram a importância da utilização, a fim de otimizar a conciliação e solução de conflitos trabalhistas.

Conclusão
Para o presidente do sindicato dos bancários de São José do Rio Preto, Júlio César Grochovski, a reunião foi produtiva e auxiliou nos trabalhos. “Os esclarecimentos e agora a criação do GT específico para tratar essas pautas vem somar aos trabalhos realizados nas bases sindicais, que envolve a presença de representantes e diretores no dia-a-dia das agências e no esclarecimento e defesa dos companheiros bancários”, disse Júlio.

O diretor de Relações do Trabalho, Daniel Pastore, também reforçou a importância do diálogo.

“Foi positivo e reforça o que temos historicamente entre o Itaú e a Federação e demais movimentos sindicais, que é a abertura de conversa, colocar os problemas de forma transparente, debater questões mais difíceis, endereçar problemas para evitar a judicialização e brigas desnecessárias e fazer o que for melhor para o grupo de funcionários. Saímos com boas iniciativas, como o GT para olhar os programas de metas e de incentivo. Uma boa iniciativa que vai permitir que todos se aprofundem, entendam melhor e a partir disso, sejam construídas soluções coletivas”, explica.

“A boa comunicação diminui a distância, informa e melhora a realidade. Foi uma conversa esclarecedora, que possibilitou a apresentação de propostas, sugestões e a retirada de dúvidas. Foi a nossa primeira reunião presencial e contamos com excelente participação. O objetivo é repetir esse formato ao longo do ano”, destacou Reginaldo Breda, secretário geral da Feeb SP/MS.

Início do Grupo de Trabalho
De acordo com representantes da Feeb SP/MS e do Banco Itaú, uma programação de datas está sendo estudada para o início dos GT’s e será divulgada em breve.

Fonte: Federação dos Bancários de SP e MS

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas