Início » Governo envia ao Senado indicação de Galípolo para diretoria de política monetária do BC

Governo envia ao Senado indicação de Galípolo para diretoria de política monetária do BC

postado Assessoria Igor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou ao Senado a indicação do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, para a vaga de diretor de política monetária do Banco Central.

Em um outro despacho, Lula também encaminhou a indicação de Ailton de Aquino Santos para a diretoria de fiscalização da instituição. Ele pode se tornar o primeiro diretor preto da história do BC.

As mensagens presidenciais foram publicadas nesta terça-feira (16) no Diário Oficial da União.

As indicações haviam sido anunciadas na semana passada pelo ministro Fernando Haddad. Caso seu nome seja aprovado pelo Senado, Galípolo vai ocupar a diretoria responsável por decidir o patamar da taxa básica de juros do país.

Nome de confiança de Lula, Galípolo precisará se equilibrar entre a autonomia legal do BC e a missão creditada a ele de abrir caminho para o corte da Selic —um apelo do presidente ecoado por membros do governo e por quadros do PT desde o início da gestão.

A leitura petista é que o juro alto prejudica a atividade econômica, cuja retomada é vista como crucial para a consolidação de apoio popular e político ao governo Lula.

Galípolo é uma das apostas do governo para se tornar o futuro presidente do Banco Central, após o encerramento do mandato de Roberto Campos Neto, em 31 de dezembro de 2024.

O atual secretário negou ter recebido sinalização nesse sentido quando perguntado por jornalistas, mas disse estar à disposição para atuar na posição mais adequada na avaliação do governo.

Fonte: Folha de S.Paulo

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas

Bem vindo!

Instale o app da Contec Brasil no seu Iphone {{ICON_INSTALL}} e depois {{bold}} adicione à tela inicial {{/bold}}
×