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Le Monde: A saída essencial da máquina térmica

postado Assessoria Igor

No mesmo dia em que o Parlamento Europeu decidiu acabar com o carro com motor térmico, o preço da gasolina bateu seu recorde na França. Essa concomitância marca o fim de uma era, a de um modo de transporte individual que por mais de um século se baseou no petróleo barato, sem relação com seu custo ambiental.

Ao votar a favor desta medida na quarta-feira, 8 de junho, os eurodeputados tomaram uma decisão que exigirá um esforço gigantesco de adaptação por parte da indústria, conduzirá a alterações nas utilizações do automóvel, mas que continua a ser essencial na luta contra as alterações climáticas.

A fim de alcançar a neutralidade de carbono até 2050 como parte de seu Green Deal, a UE proibirá a comercialização de novos veículos a gasolina ou diesel a partir de 2035, cento e cinquenta anos após a invenção do motor de combustão. Isso não desaparecerá das estradas instantaneamente: na França, dos 40 milhões de carros nas estradas, 99% ainda funcionam com gasolina ou diesel. Levará várias décadas para que o parque seja totalmente eletrificado, até que os modelos antigos cheguem ao fim de sua vida útil. Mais uma razão para acelerar o cronograma.

O failover não será indolor. Os fabricantes já devem respeitar uma trajetória de redução das emissões de CO2 de sua faixa, sob pena de pesadas multas. A perspectiva de uma proibição total dos motores térmicos torna o desafio ainda mais complicado.

Só na França, a extinção do setor deve levar ao desaparecimento de cem mil empregos, que não só não serão totalmente compensados ​​pelos postos criados graças ao desenvolvimento do veículo elétrico, como também exigirão diferentes habilidades. Será essencial apoiar esta transição com um plano ambicioso de formação e reciclagem.

Para os compradores, a mudança para o elétrico não será mais óbvia. Preços mais altos apesar dos subsídios, vida útil da bateria ainda limitada, desenvolvimento lento da rede de estações de carregamento: os obstáculos à adoção generalizada continuam numerosos. Fabricantes e autoridades públicas terão que tranquilizar, convencer, inovar e apoiar financeiramente a demanda para evitar seu colapso. Treze anos para conseguir isso permanece curto.

Em termos de soberania industrial, a generalização da eletricidade exigirá também uma aceleração da localização europeia da fabricação de baterias. Para otimizar o impacto ambiental, também será necessário ter mais produção de energia livre de carbono do que hoje. Quanto à massificação da oferta de energia elétrica, já está causando tensões no preço das matérias-primas. Isso aumentará os custos de fabricação e colocará a Europa em uma situação de dependência que terá que superar. Por fim, a questão da reciclagem de baterias ainda precisa ser resolvida. O carro elétrico não é, portanto, uma panaceia.

No entanto, negociar essa curva o mais rápido possível continua sendo imperativo. Os transportes são o único setor em que as emissões de CO2 continuaram a aumentar nas últimas três décadas, sendo as estradas responsáveis ​​por um quinto das emissões da UE. O que quer que a indústria automobilística diga, sem pressão política, a descarbonização do setor ainda estaria no limbo. O impulso dado pelo Parlamento Europeu deve agora ser confirmado pelos Estados-Membros da UE, para que a era pós-petróleo possa finalmente começar.

Fonte: Editorial Le Monde (10/06/2022)

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