Início » Março lilás, uma atenção especial à saúde da mulher

Março lilás, uma atenção especial à saúde da mulher

postado Assessoria

O mês de março é marcado por um período de especial atenção à saúde da mulher. Trata-se do ‘Março Lilás’, uma campanha de prevenção e conscientização do câncer do colo do útero.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o câncer do colo uterino atinge 331 mil vítimas por ano em todo o mundo, sendo o quarto tipo de tumor mais comum. No Brasil, a doença é a terceira mais frequente e responsável pela morte de mais de 6 mil mulheres por ano.

Segundo estudos há características que aumentem os riscos do câncer de útero. Entre elas estão: o uso de pílulas anticoncepcionais por um longo período; o hábito de fumar por muitos anos; e o início precoce da vida sexual, principalmente sem utilização de preservativos.

Segundo especialistas, essas estatísticas poderiam ser evitadas se fossem tomadas medidas de prevenção acessíveis e eficazes como a vacinação contra o vírus HPV, por exemplo, que é capaz de evitar até 70% desses tumores. A vacina é gratuita e o Ministério da Saúde assegura por meio de calendário oficial a imunização de meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Além da imunização, é recomendável o uso de preservativo que diminui do risco de contágio pelo HPV, e a realização periódica do exame Papanicolau, preferencialmente em mulheres entre 25 e 64 anos que já iniciaram a vida sexual.

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas