Início » PIX parcelado; economista explica as vantagens e desvantagens do serviço bancário

PIX parcelado; economista explica as vantagens e desvantagens do serviço bancário

postado Assessoria
Novo serviço bancário deve reformular o funcionamento do crédito no país. Recentemente, o Banco Central informou que estará criando novas atribuições para o PIX. A partir do segundo semestre deste ano, o pagamento poderá acontecer como uma espécie de crédito, tendo seu valor dividido. Abaixo, veja o que um especialista diz sobre o assunto.Criado em 2020, o PIX já se consolido como um grande fenômeno nos serviços financeiros. A função que permite pagamentos automáticos agora irá também autorizar o parcelamento de seus valores. A novidade foi confirmada pelo Banco Central que garantiu que trará uma série de vantagens para o cidadão.De acordo com o BC, o parcelamento pelo PIX passará a funcionar no segundo semestre deste ano. No entanto, algumas fintechs já estão disponibilizando esse serviço, como o Nubank. Ao recorrer a opção, é importante ficar atento as taxas de juros que variam entre 2% e 20%.Buscando esclarecer dúvidas sobre esse assunto o FDR convidou Gustavo Bertotti, economista chefe da Messem, que traz as principais informações sobre o novo serviço de pagamento. Confira abaixo uma entrevista exclusiva com o especialista:

Como funciona o PIX parcelado?

O PIX parcelado é um tipo de contratação de crédito pessoal, já que ao fazer o parcelamento, o cliente está pedindo ao banco uma antecipação do valor da transação. Com o pagamento em parcelas, o banco lucra com o acréscimo de juros.

Essa nova ferramenta vai acabar com o cartão de crédito?

O surgimento de novas modalidades de pagamento e empréstimos é positivo para todo o mercado – instituições financeiras e clientes.

A diferença entre o parcelamento é que nos juros, ao dividir no cartão, os custos da operação ficam com o vendedor, e não com o cliente. A maior parte dos lojistas repassa esse custo de forma implícita, embutindo o valor das taxas no valor do próprio produto. Já no caso do PIX parcelado, os juros devem ser exibidos no momento da contratação e já indicam o custo direto para o cliente.

Quais as taxas de juros em ambos os serviços?

O mercado é que determinará quais serviços terão mais aceitação dos clientes. Por se tratar de um empréstimo, a modalidade do PIX parcelado só é oferecida a um grupo de clientes que já têm esse crédito aprovado. As taxas de juros começam em torno 2% ao mês e variam de acordo com a pontuação para risco de crédito do cliente.

Quais as vantagens de aderir ao pix parcelado? Quais as desvantagens?

A principal vantagem é que o consumidor pode ter um desconto pagando à vista por um produto e parcelar junto ao seu banco. Mas, como toda modalidade de crédito, o parcelamento deverá ser usado em caso de necessidade financeira, já que há cobrança de juros.

Fonte: FDR

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas