Início » Pix tem mais de 400 milhões de transações em 48 horas pela primeira vez

Pix tem mais de 400 milhões de transações em 48 horas pela primeira vez

postado Assessoria Igor

Pela primeira vez, o Banco Central registrou a realização de mais de 400 milhões de transações pelo Pix num intervalo de 48 horas. Os dados são do movimento de quinta e sexta-feiras (dias 6 e 7).

Apenas no dia 7, o volume diário de transações feitas pelo Pix, sistema de pagamentos contínuo e em tempo real do BC, atingiu novo recorde de 206,8 milhões de operações em um único dia. O nível máximo anterior, registrado em 5 de abril deste ano, era de 201,6 milhões de transações.

“Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”, disse o BC em nota.

Nesta segunda-feira, 10, ao participar de um webinar promovido pela Constellation Asset Management, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou a agenda de tecnologia da autarquia. “Não vejo uma agenda como a que temos agora em nenhum outro país”, disse.

Ele destacou o desempenho do Pix e o classificou como o “sistema de pagamento de maior sucesso globalmente”. Campos Neto citou que a ferramenta incluiu 7 milhões de pessoas na bancarização.

A autoridade também voltou a citar os esforços para a criação, junto a países do G20, de uma taxonomia que facilite os pagamentos internacionais.

Ele também listou três sugestões para seu substituto no cargo a partir de 2025: preservar ao máximo a independência do BC, tentar garantir que a comunicação do banco não cause ruídos e a continuar investindo na agenda de tecnologia.

Segundo Campos Neto, o que já foi feito até aqui em termos de tecnologia foi apenas a “ponta do iceberg.” “A tecnologia é uma forma mais barata de promover inclusão e melhorar o mercado financeiro”, afirmou.

O presidente do Banco Central afirmou que, em sua percepção, quanto mais tecnologia um país tiver hoje no índice de ações, melhor tende a ser seu desempenho. Ele ponderou, no entanto, que essa não é a situação do Brasil. “Não temos muitas empresas de tecnologia em nosso índice”, disse.

Fonte: Estadão

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas

Bem vindo!

Instale o app da Contec Brasil no seu Iphone {{ICON_INSTALL}} e depois {{bold}} adicione à tela inicial {{/bold}}
×