Início » Primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss renuncia ao cargo

Primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss renuncia ao cargo

Premiê britânica assumiu o mandato há um mês e meio. Substituta de Boris Johnson, ela vinha sendo pressionada após plano econômico

postado Assessoria

Depois de apenas 45 dias no cargo, a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, renunciou nesta quinta-feira (20/10). Em pronunciamento à imprensa, a premiê argumentou que, diante da “grande instabilidade econômica”, não é capaz de cumprir o que foi delegado a ela.

“Reconheço, dada a situação, que não posso cumprir o mandato para o qual fui eleita pelo Partido Conservador. Por isso, falei com Sua Majestade, o Rei, para notificá-lo de que estou renunciando ao cargo de líder do Partido Conservador”, informou durante o discurso (leia na íntegra mais abaixo).

Truss, que substituiu Boris Johnson, é a terceira líder do Reino Unido consecutiva a deixar ao cargo antes do fim do mandato, e ficou por menos tempo na função na história do país. Ela anunciou que permanecerá como premiê até que um substituto seja escolhido.

Instabilidade econômica

Truss vinha sofrendo uma forte pressão para entregar a função, por conta de um polêmico plano econômico que gerou revolta no mercado financeiro e, inclusive, entre membros da legenda.

Truss afirmou que foi eleita para mudar o ambiente de instabilidade. Durante o discurso, citou o cumprimento de contas de energia e o corte no seguro nacional do país. “Definimos uma visão para uma economia com impostos baixos e alto crescimento, que tiraria vantagem das liberdades do Brexit”, afirmou.

Pressionada, a sucessora de Boris Johnson admitiu que não conseguiu atender às expectativas. “Reconheço que, dada a situação, não posso cumprir o mandato para o qual fui eleita pelo Partido Conservador”, justificou.

Em seu discurso, Truss afirmou que a renúncia foi comunicada ao rei Charles III durante esta manhã. A premiê disse que também se reuniu com Graham Brady, presidente do parlamento inglês. Segundo ela, os dois acertaram os detalhes de uma eleição para o novo líder do partido, a ser concluída na próxima semana.

“Isso garantirá que continuemos no caminho para cumprir nossos planos fiscais e manter a estabilidade econômica e a segurança nacional de nosso país. Eu permanecerei como primeira-ministra até que um sucessor seja escolhido”, finalizou.

Preferência do partido

Liz Truss foi eleita em 5 de setembro, e tomou posse no dia seguinte. O mandato dela deveria durar até as próximas eleições legislativas, previstas para 2024. A chefe de governo foi a terceira mulher no cargo — seguindo os passos de Margaret Thatcher e Theresa May —, e a quarta pessoa a ocupar a função de premiê em seis anos.

A premiê venceu a disputa interna pela liderança do Partido Conservador, que tem maioria no parlamento britânico, com quase 58% dos votos. Ela derrotou o ex-ministro de Finanças, Rishi Sunak, que recebeu 43%.

Veja o discurso de Liz Truss na íntegra:

Assumi o cargo em um momento de grande instabilidade econômica e internacional. Famílias e empresas estavam preocupadas sobre como pagar suas contas. A guerra ilegal de Putin na Ucrânia ameaça a segurança de todo o nosso continente. E nosso país foi retido por muito tempo pelo baixo crescimento econômico.

Fui eleita pelo Partido Conservador para mudar isso. Cumprimos as contas de energia e cortamos o seguro nacional. E definimos uma visão para uma economia com impostos baixos e alto crescimento – que tiraria vantagem das liberdades do Brexit.

Mas reconheço que, dada a situação, não posso cumprir o mandato para o qual fui eleita pelo Partido Conservador. Portanto, falei com Sua Majestade o Rei para notificá-lo de que estou renunciando ao cargo de Líder do Partido Conservador.

Esta manhã encontrei o presidente do Comitê de 1922, Sir Graham Brady. Concordamos que haverá uma eleição de liderança a ser concluída na próxima semana. Isso garantirá que continuemos no caminho para entregar nossos planos fiscais e manter a estabilidade econômica e a segurança nacional de nosso país.

Permanecerei como primeiro-ministro até que um sucessor seja escolhido.

Obrigada.

Fonte: Metrópoles

Foto: Kirsty O’Connor/PA Images Getty Images

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas