Início » Relatório da ONU estuda impacto da IA no desenvolvimento: desinformação é um dos riscos

Relatório da ONU estuda impacto da IA no desenvolvimento: desinformação é um dos riscos

postado Luany Araújo

Os impactos da digitalização e da Inteligência Artificial (IA) em diversas etapas do desenvolvimento humano serão o tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O resultado do estudo será divulgado somente em 2025, mas os pesquisadores já apontam para o risco de desinformação, alterações cerebrais na primeira infância e mudanças no trabalho e nas interações sociais.

Em um cenário de acelerada evolução das IAs generativas, os pesquisadores do escritório de Desenvolvimento Humano exploram como áreas-chave como saúde, educação, normas sociais, relacionamentos, emprego são afetadas e o que isso implica para a população mundial.

–  Estamos pesquisando sobre como viver em um mundo cada vez mais digitalizado afeta não apenas a maneira como as sociedades operam, mas também a maneira como funcionamos como seres humanos — disse Pedro Conceição, diretor do Escritório do Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD.

A abordagem utilizada na pesquisa acompanha os estágios da vida humana. O objetivo é demonstrar os impactos da digitalização em vários grupos etários, desde o desenvolvimento cerebral na primeira infância, as mudanças no trabalho e nas interações sociais durante a vida adulta, até as maneiras como as populações idosas ao redor do mundo estão moldando e sendo moldadas pela tecnologia digital.

O relatório do ano que vem também traz uma perspectiva de direitos humanos para as tensões entre a ampliação da liberdade de expressão e o aumento do risco de desinformação.

— A digitalização pode melhorar a inclusão e a transparência, mas também pode interromper processos políticos — disse Pedro Conceição. — A Inteligência Artificial pode capacitar os trabalhadores, mas também os substituir. Navegar nesse novo contexto enquanto aproveitamos seu potencial é o desafio do Antropoceno, e estamos ansiosos para compartilhar o que aprendemos.

Segundo o PNUD, o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2025 vai fazer parte de uma trilogia que explora o novo complexo de incertezas composto por uma polarização intensificada, um planeta desestabilizado e uma digitalização generalizada.

Fonte: O Globo

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas

Bem vindo!

Instale o app da Contec Brasil no seu Iphone {{ICON_INSTALL}} e depois {{bold}} adicione à tela inicial {{/bold}}
×