Início » Sicoob alcança 7 milhões de cooperados, com expansão anual de 18%

Sicoob alcança 7 milhões de cooperados, com expansão anual de 18%

postado Assessoria Igor

O Sicoob atingiu seu primeiro milhão de cooperados em 2003. O segundo milhão só veio em 2011 e o ritmo seguiu lento nos anos seguintes. Entretanto, desde 2020 houve um crescimento exponencial na quantidade de cooperados. “Em apenas dois anos crescemos a mesma quantidade de cooperados que demoramos cerca de oito anos para alcançar anteriormente”, comenta Francisco Reposse Júnior, diretor Comercial e de Canais do Sicoob.

Ele diz que o crescimento da base de cooperados reforça o papel do Sicoob como propulsor de um movimento importante que tem como premissa facilitar o acesso de todo brasileiro a uma instituição financeira. O executivo afirma ainda que a instituição esteve envolvida, desde o início, nas conversas sobre a viabilidade do Pix e é um dos principais players a reforçar o andamento do open finance.

O Sistema Sicoob é formado por 348 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, administradora de títulos e valores mobiliários, seguradora e um instituto voltado para o investimento social.

O Sicoob tem uma rede com mais de 4 mil pontos de atendimento, que no caso das cooperativas não são agências, mas postos de atendimento cooperativo (PAC). Como o Valor mostrou no ano passado, as cooperativas vêm ampliando fortemente suas redes de agências nos últimos anos, saindo de 4.312 PACs em 2015 para 8.593 agora. O movimento vai na contramão dos bancos, que estão fechando agências.

Fonte: Cooperativismo De Crédito

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas