Início » Trabalhadoras gestantes vacinadas precisam voltar ao trabalho presencial

Trabalhadoras gestantes vacinadas precisam voltar ao trabalho presencial

postado Assessoria

O Projeto de Lei 2058/21, que determina o retorno das trabalhadores gestantes vacinadas ao trabalho presencial durante a pandemia de Covid-19, foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro e deve ser publicado no Diário Oficial da União nesta quinta (10). A proposta havia sido aprovada pela Câmara e pelo Senado.

O texto altera a Lei nº 14.151, de 2021, que garantiu o afastamento da gestante do trabalho presencial com remuneração integral durante a emergência de saúde pública provocada pela pandemia. A proposta aprovada no Congresso e sancionada por Bolsonaro prevê a volta presencial das grávidas após imunização completa contra a Covid-19, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde, ou ainda nas seguintes hipóteses: encerramento do estado de emergência; se a gestante se recusar a se vacinar contra o novo coronavírus, com termo de responsabilidade; ou se houver aborto espontâneo com recebimento do salário-maternidade nas duas semanas de afastamento garantidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Pelo texto sancionado, nos casos em que as atividades presenciais da trabalhadora gestante não possam ser exercidas remotamente, ainda que suas funções sejam alteradas, respeitadas suas competências e condições pessoais, a situação deve ser considerada como gravidez de risco até a gestante completar a imunização e poder retornar ao trabalho presencial. Durante esse período, ela deve receber o salário-maternidade desde o início do afastamento até 120 dias após o parto.

Fonte: Jota

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas