Início » Vale-refeição dura 11 dias do mês, diz pesquisa; inflação e juro alto são vilões

Vale-refeição dura 11 dias do mês, diz pesquisa; inflação e juro alto são vilões

postado Assessoria Igor

Um levantamento realizado pela Sodexo Benefícios e Incentivos mostra que o saldo do vale-refeição dura, em média, 11 dias no país. Ainda de acordo com a empresa, em 2022 o crédito durava 13 dias.

Segundo a empresa, a inflação e a alta no juros estão entre os vilões que levam à deterioração do poder de compra do benefício.

As empresas consideram, em média, cerca de 22 dias para o depósito do crédito. Isso significa que o trabalhador tem pagado por conta própria metade das refeições que realiza durante o mês.

Por conta disso, o trabalhador faz escolhas “mais baratas” ao se alimentar nos intervalos de sua atividade — segundo a pesquisa. Neste cenário, cresce o consumo de refeições menos saudáveis, compostas por sanduíches, salgados e até mesmo shakes.

Para realizar o levantamento, a empresa considerou R$ 40,64 como valor médio pago por um trabalhador para a alimentação no quilo. A referência é o último balanço divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT).

A pesquisa mostra um recorte regional sobre a duração do benefício:

  • Sul: 11 dias
  • Sudeste: 12 dias
  • Centro-Oeste: 12 dias
  • Nordeste: 11 dias
  • Norte: 11 dias

A fim de combater este cenário, o levantamento aponta que as empresas incrementaram o valor do benefício entre 2022 e 2023. No recorte nacional, o aumento médio no crédito foi de 15%. Com o cenário inflacionário e de juro alto, no entanto, a pesquisa aponta que o esforço não vem sendo suficiente.

Fonte: CNN

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas

Bem vindo!

Instale o app da Contec Brasil no seu Iphone {{ICON_INSTALL}} e depois {{bold}} adicione à tela inicial {{/bold}}
×