Início » Representantes sindicais preparam documento para Governo de Transição

Representantes sindicais preparam documento para Governo de Transição

Decisões foram tomadas em Seminário Pela Reconstrução Sindical, em Brasília

postado Assessoria Igor

Brasília recebeu nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o Seminário Pela Reconstrução Sindical, participaram do evento FST Sindical dos Trabalhadores e as respectivas Confederações e Centrais Sindicais, para debater sobre o futuro da representação de trabalhadores. O presidente da CONTEC e Secretário de Assuntos Internacionais da UGT, Lourenço Prado, esteve presente nos dois dias de evento, representando a central sindical.

As propostas debatidas no evento, foram reunidas em um documento que será disponibilizado para órgãos do Governo Federal e de Transição, assim como do poder Legislativo, Judiciário e Ministério Público. Outros organismos públicos e privados também terão acesso às propostas por meio do site da Excola – Excelência em Formação Social, que promove o evento.

Foram aprovadas as conclusões relativas aos critérios de custeio do movimento sindical operário e negociação coletiva. A revisão da contribuição negocial, sem carta oposição, deixando o valor arrecadado da seguinte forma: 70% Sindicato, 15% Federação, 5% Confederação e 10% para Centrais sindicais. Quanto às negociações, a sugestão é pela volta da ultratividade. E as conclusões aprovaram critérios de custeio do movimento sindical operário e negociação coletiva.

A presença dos sindicatos em todas as negociações também está presente no documento. Além disso, a igualdade de gênero e o adicional de penosidade.

A programação contou com uma série de seminários, palestras, discussões e painéis de ideias. Entre os temas abordados, as perspectivas de adaptação da Reforma Trabalhista de 2017, os paradigmas internacionais de negociação coletiva e a revitalização da organização sindical para o exercício da atividade negocial. Além disso, a necessidade de ações efetivas e imediatas para dar mais autonomia e liberdade para o movimento sindical.

Entre os convidados palestrantes, estiveram presentes o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Maurício Godinho, a vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gurgel e Mauro Menezes, advogado e doutor com pesquisa na Espanha. Outros acadêmicos e professores também participaram do Seminário.

Diretoria Contec

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas